Venda de Sofás de Pallett e Estante de Caixotes é uma boa ideia de negócio?

vendas
planejamento
marketing

Estou analisando a possibilidade de abrir um novo negócio. Fabricação de sofás de pallett e estantes de caixotes (matéria prima reciclada). Mas não faço ideia se haverão clientes ou pessoas que se interessem pelo produto. Será que com uma boa estratégia de marketing eu conseguiria chegar aos clientes certos? Qual a melhor estrategia de marketing ?

Meu produto é uma oportunidade viável de negócio ?

Preciso das vossas opiniões

;D

Olá, Clara!

Vamos começar pela questão da viabilidade do negócio. Para fazer essa análise, você precisa calcular o custo de produção. Não só da matéria prima, mas da estocagem, custos fixos e mão de obra. Feito isso, você poderá prever o quanto gastará para produzir cada unidade, calcular uma margem de lucro, o preço final do produto e o capital de giro necessário.

Com essa info., vale pesquisar online para ver se o seu produto terá um preço competitivo em relação aos concorrentes. Esse é o primeiro passo. O Sebrae conta com boas ferramentas para te ajudar nessa missão. Caso a empresa se mostre viável entra a parte do marketing, mas isso já é um segundo estágio.

Boa sorte na sua jornada! :slight_smile:

Oi @haila9773, tudo bom? Acredito que qualquer produto ou serviço pode ser uma boa oportunidade de negócio desde que trabalhado bem desde o início.

Concordo com a resposta do @myrzasalles1063 quando ele fala que antes de pensar em estratégias de marketing existem uma série de etapas necessárias. Já comentei em outro tópico sobre como desenvolver um produto a partir de uma ideia:

Acredito que um dos primeiros passos é descobrir se você terá clientes ou não e eu recomendo que você faça isso gastando o mínimo possível. Para isso, você pode fazer algumas coisas:

• Conversar com familiares, amigos e conhecidos para ver aceitação sobre o produto que você quer vender
  • Fazer levantamento de fornecedores e custos da matéria prima
  • Começar a vender para amigos e via redes sociais (gratuito)
  • Se tiver sucesso nas vendas, pegue o lucro e invista mais no negócio
  • Se não tiver sucesso, entenda o que está dando errado e faça ajustes no modelo

Aproveitando a resposta do @myrzasalles1063, temos na Clara algumas jornadas que falam sobre como fazer um estudo de viabilidade para o seu negócio. As mais interessantes para o seu caso são essas:

Ainda temos outras dicas bem legais aplicadas para uma cervejaria artesanal, mas que poderiam te ajudar a direcionar:

Abraços e boa sorte na sua jornada!

Obrigada pelas dicas e atenção. Vou colocar tudo e prática ;D

Obrigada @rafaelvavila
Dicas valiosíssimas !!!