Quero saber termos como MAU, CAC, LTV etc

growthhacking
marketingdigital

Quero saber termos como MAU, CAC, LTV etc.

Fala, @beto1491, tudo bem?

Estes termos são métricas de crescimento ligadas a empresas de SaaS (Software as a Service), ou seja, empresas que comercializam softwares a partir do pagamento de mensalidades. Segue abaixo seus significados:

• MAU (Monthly Active Users) - Usuários Ativos Mensais. Há discussão em relação a o que seriam “usuários ativos”, mas a maioria das empresas usa como padrão usuários que demandaram o serviço, pelo menos uma vez, no último mês. No caso do Netflix, por exemplo, o MAU seria o número de assinantes que assistiram a pelo menos um filme/vídeo dentro da plataforma.

• CAC (Customer Acquisition Cost) - Custo de aquisição de clientes. Para que a empresa consiga clientes pagantes, ela precisa investir em marketing. O CAC seria a visão unitária desse investimento, ou seja, custo de marketing em um período dividido pelo número de usuários obtidos. Essa métrica pode ser calculada de forma geral, como eu mostrei, ou por canal. Por exemplo, você faz uma campanha dentro do Facebook Ads, gasta R$1.000 e consegue 20 novos clientes. Seu CAC foi de 1.000/20 = R$50, o que significa que você investiu R$50 para conseguir cada novo cliente.

• LTV (Lifetime Value) - É o montante total médio que cada usuário vai gastar com a sua empresa ao longo da vida. De uma forma simplista, você calcula LTV = Receita Total (histórica) / número de clientes pagantes. Em uma empresa que cobra mensalidades, você pode calcular mensalidade média x tempo médio de assinatura. Uma faculdade, por exemplo, que tem tempo médio de permanência de 4 anos (48 meses) e mensalidade média de R$500, tem um LTV de 48 x 500 = R$24.000.

É sempre interessante comparar o LTV com o CAC. O custo de aquisição de clientes está fazendo sentido de acordo com a receita que eles te trarão ao longo da vida?

Espero ter ajudado!