O que estudar para ser empreendedor?

inspiração

Tenho 13 anos e a maioria das pessoas em minha familia são empresarios de sucesso, porem gostaria de saber oque devo estudar para aprender a ser um empresario

O que devo aprender para ser uma grande empreendedora?
Com o que posso empreender com 16 anos?
O que devo aprender para ser uma grande empreendedora?
Com o que posso empreender com 16 anos?
Como começar um negócio em Fortaleza - Ceará?
Sempre quis ser empresario, mas não sei como

Acredito que deve começar estudando sobre a diferença entre administradores e empreendedores. Estude sobre empreendedorismo, veja casos de sucesso de pessoas sem faculdade que hoje são grandes empresários. Estude sobre gestão de serviços, veja séries como O SÓCIO, e sua cabeça começará a ser treinada para pensar como um empresário e não como empregado.

Fala, @ian6247, tudo bem?

O primeiro conselho que eu te dou é abra totalmente a sua cabeça. Existe um conceito sobre T-shaped people, ou seja, pessoas em formato de “T”, que são as que tem uma visão mais holística, ao contrário das I-shaped people, que possuem visão mais fechada.

O que te faz uma T-shaped people é a quantidade de experiências diferentes que você vive na vida. Se você sempre faz as mesmas coisas, lê os mesmos livros, tem os mesmos hobbies e faz as mesmas viagens, sua visão de mundo vai ser sempre fechada. Você não vai conseguir gerar empatia com pessoas diferentes por não ter vivido nenhuma experiência diferente.

Portanto, esteja sempre desafiando a sua mente a sair da zona de conforto. Faça um curso sobre algo que você não leva o menor jeito. Tente tocar um instrumento, comece um esporte radical, aprenda a cozinhar, conviva com pessoas de outras culturas, esteja sempre aberto a conhecer o diferente e leia MUITO todo tipo de livro.

Creio que isso vá contribuir muito para que você consiga ter e desenvolver ideias de negócio.

Boa sorte na sua jornada!

Fala Ian! Me permite te dar algumas opiniões mesmo não sendo um empresário de sucesso? =)

Olha, acho que um dos melhores conselhos pra você ser um empresário de sucesso é fazer uma faculdade de Administração de Empresas, depois uma pós-graduação e caminhar sempre perto de outros empresários para saber como funciona esse mundo.

Mas acho que como o @thiago9460 pontuou, você não quer ser um empresário de sucesso, mas sim um empreendedor. E aqui a coisa fica muito mais legal! (na minha opinião) E aí a dicas do Thiago sobre a diferença entre um e outro e do @filippo sobre como expandir sem pensamento empreendedor fazem todo sentido!

Eu apenas acrescentaria uma coisa. Ao invés de você focar em como ser dono de uma empresa, foque em como construir um negócio. Quero dizer que você deveria focar em construir coisas, negócios. Você já deve ter lido coisas como crianças que criaram uma nova forma de economizar energia, ou um novo mecanismo de distribuição de água. Ou criança que fez um sistema online que ajudasse outras pessoas, ou que tenha começado a vender biscoitos e hoje tem uma empresa. Essas crianças não começaram pensando em ser empresários, mas em criar alguma coisa que fizesse sentido a elas e de repente elas eram empreendedoras. Isso não é incrível?

Eu acho que comado ao que colocaram acima, essa é uma boa forma de pensar. Crie coisas. Crie coisas sem pretensão de ficar rico, sem pretensão de montar uma empresa. Apenas crie. Isso é parte da expansão de mente que o Filippo fala ali em cima. Tudo isso vai ser conhecimento pro futuro. E claro, crie coisas que faça sentido pra você e que você se divirta criando! =)

Vou deixar uns exemplos aqui de alguns casos de crianças que criaram pra você dar uma olhada. E se você quiser pesquisar um pouco mais sobre isso tudo que tenho falado, pesquise sobre “Cultura Maker”. É mais uma boa coisa pra você ler sobre. (mas por favor, leia e faça outras coisas também, ok!?)

@ian6247 acho que todo mundo já falou aqui um pouco disso, mas eu vou reforçar. Busque o máximo de conteúdo, referências, experiências que puder. Faça isso através de livros, vídeos, blogs e etc. por pelo menos algumas horas do seu dia.

Vou sugerir alguns livros também:

• Trabalhe 4 horas por semana (4-hour workweek)
  • Startup Enxuta (Lean Startup)
  • Inovação em Modelos de Negócios (Business Model Generation)

Aprender do zero como ser uma grande empreendedora

Bom sou jovem, tenho 16 anos e quero empreender.