Gerenciamento operacional e financeiro de uma obra de terraplenagem

financeiro
operacional

Gostaria de dicas (planilhas) , modelos, etc. para monitorar o meu pequeno neg´coio de empresa de terraplenagem

Ola @floragro.

Podemos te ajudar a construir o controle que você precisa.
Você pode nos explicar como funciona o processo de contratação, definição de custos, alocação de recursos para a obra e prazos?

Não apresente as informações reais, mas sim os processos. Como começa, o que você precisa controlar que será inserido no financeiro.

Para a gestão financeira, talvez seja interessante você utilizar alguns softwares já existentes no mercado. Não costumam ser caros.

Vamos amadurecer esta ideia!

Abraço

Fala @floragro. Tudo bem?

Posso te ajudar a desenvolver o produto conforme sua necessidade. Se quiser falar, mande um e-mail para exlplanilhas@gmail.com para conversarmos melhor.

Abraços.

@floragro, tudo bem?

A LUZ trabalha com planilhas prontas.

Algumas que podem te ajudar:

Se você nos contar os seus maiores desafios na gestão hoje, podemos te direcionar melhor.

Espero que goste!

Abraços,

Oi @floragro tudo bem?

Se precisar de uma ajuda na gestão financeira do seu negócio, pode contar com a gente! Temos processos bem definidos e que vão ajudar você a economizar tempo e diminuir custos, mantendo a sua empresa muito mais organizada!
Pra conhecer um pouco mais sobre a consultoria, dá uma olhadinha na nossa página em https://www.abacoservices.com/outsourcing

Estamos à disposição :slight_smile:

Grande abraço!

Bruno,

A contratação de uma obra de terraplanagem envolve as seguintes etapas,

1. Levantamento do que fazer e estimativa do tempo de obra (no meu caso, limpeza de barragens, execução de barragens, nivelamento de terrenos, supressão vegetal, etc)

2. Levantamento de custos do frete e alocação de operadores e/ou ajudantes ,

3. Disponibilidade de veículo para suporte da obra ,

4. Custos com combustível (óleo diesel) , alimentação e alojamento ,

5. Fechamento do contrato (normalmente 20% de entrada e a cada período de trabalho , medições e acerto financeiro .

6. Elaboração da obra ,

7. Enceramento do ciclo de obra .

Durante a obra tenho que suprir os operadores com caixa para despesas gerais e eventuais emergências .

Tenho um bom relacionamento com fornecedores (contas a pagar em torno de 30 a 60 dias) e os recebíveis são , de no máximo 30 dias .

Podemos evoluir este assunto.

Abraço.

Bom dia @floragro!

Imaginando de forma macro, as etapas do projeto podem ser controladas tanto por uma ferramenta de gerenciamento de projeto (MS Project, ProjectLibre que é Free, etc) quanto pelo Excel. O importante desta etapa é ter o controle exato da etapa que o projeto está.

Confirma para mim: As etapas 1 a 4 fazem parte do levantamento para a realização e apresentação de uma proposta para o cliente (entre etapas 4 e 5), correto?

Tais informações darão o Norte para a definição de prazos. Cada etapa e prazo seria preenchida na ferramenta de gerenciamento de projetos.
Uma planilha auxiliar (Excel) manteria o controle financeiro do projeto, registrando todos os débitos e créditos realizados.

Abaixo alguns comentários referentes às etapas:

Ferramenta de projetos: Caso ainda não faça, eu sugiro estimar cada etapa da obra individualmente.

Ferramenta de projetos: Controlar o tempo de alocação de operadores / ajudantes.
Excel:Controlar os custos de frete e custo de operadores / ajudantes.

Ferramenta de Projetos: Definir os dias que os veículos estarão disponíveis. Alterará o prazo total do projeto.
Excel: Controle dos custos dos veículos. (Do aluguel ao combustível e outros custos envolvidos)

Excel: Controle dos custos e despesas de acordo com o tempo do projeto, com possibilidade de mensurar futuros débitos, seja por hora extra, atraso na obra ou outro motivo.

Excel: Controle do crédito e previsão de caixa.

Ferramenta de projeto: Detalhar o melhor possível cada etapa da obra e seus prazos. É possível acompanhar de perto cada etapa.

Gostaria de mais informações sobre o que ocorre no encerramento de cada ciclo. São levantados os pontos que sofreram atraso? Realocação de força de trabalho? Há um momento para compartilhar os desafios e como foram resolvidos? O Cliente recebe um status da obra?

Acredito que por hora é só.

Abraços