Como validar minha solução junto aos clientes?

mvp
planejamento

Como validar minha solução junto aos clientes?

Preciso encontrar uma forma de tornar meu produto viável ou interessante para o meu público
Preciso encontrar uma forma de tornar meu produto viável ou interessante para o meu público

Oi @woodyalan6703,

Tudo bom? Existe um universo extenso de maneiras para você validar uma solução com seus clientes, portanto, vou lhe oferecer aqui um panorama geral de maneiras, ok?

Existe uma escala de confiabilidade na sua validação que começa de iniciativas menos confiáveis até segurança total de que sua oferta está funcionando. Para ilustrar melhor o que estou falando, vou imaginar que sua solução é um serviço específico. Digamos que a ideia é um site para mulheres chamarem manicures em casa.

Validação 1: Antes até da solução, é interessante você entender o comportamento do seu público. Nesse caso, seria interessante conversar com algumas mulheres para entender de quanto em quanto tempo elas fazem a unha em média, onde elas fazem, quanto pagam, etc. Por exemplo, nessa etapa, você pode descobrir que elas normalmente fazem a unha perto do trabalho, no horário do almoço ou final do expediente para fugir do rush e que seria melhor mudar sua oferta para as manicures irem ao trabalho delas.

Validação 2: Seguindo nosso caso, já com o comportamento compreendido. Você poderia apresentar esse conceito para um novo grupo de mulheres falando que você está lançando um novo serviço que permitem elas marcarem manicures para irem no trabalho delas e perguntar se elas gostariam de se cadastrar contigo para serem as primeiras clientes, sem qualquer custo. Isso seria interessante para ver se a oferta atrai. Talvez aqui, você descubra que elas acham super legal a ideia, mas possuem algumas ressalvas, pois acreditam que seus chefes não deixariam.

Validação 3: De posse dos contatos das primeiras interessadas, você poderia, manual e pessoalmente, marcar as primeiras manicures gratuitamente. Isso lhe daria uma confirmação de interesse e também mostraria as dificuldades de operacionalizar o negócio. Existem manicures disponíveis? Elas são fáceis de contactar e responsáveis com horário? Como a portaria dos prédios lidaria com esse serviço? Alguma cliente conseguiria um espaço bom no escritório para o serviço ser feito sem que o chefe reclamasse?

Validação 4: Vamos dizer que você conseguiu resolver todas as situações acima e que agora você tem algumas manicures confiáveis e sabe como apresentá-las nas portarias e também descobriu que todos escritórios possuem salas de relaxamento que podem ser usadas para esse propósito. Agora, você vai começar a tentar vender o serviço de fato. Ainda de maneira pessoal, pedindo para essas primeiras clientes satisfeitas darem para suas amigas de trabalho um cupom com desconto com um número telefônico para ligarem e agendarem. Aqui, você pode descobrir que de graça estava bom, mas pagando um extra de 10 reais para o deslocamento da manicure o produto perde atratividade.

Validação 5: As amigas das primeiras clientes adoraram e estão contratando regularmente manicures contigo. Nesse momento, o volume começa a ficar difícil de gerenciar, portanto você decide de fato criar o site que era sua ideia inicial. Nesse momento, você pode descobrir, entre outras coisas, que um site é algo chato e as clientes preferem continua no telefone por acharem ‘mais prático’.

Validação 6: Você decide criar então um aplicativo para a marcação das manicures. As clientes adoram e começar a usá-lo. Você decide abandonar o site e focar nele para desenvolver ainda mais ofertas.

Enfim, acredito que existem alguns pontos aqui gerais:

a) Sempre comece do mais fácil/barato para validar as ideias
b) Ações valem mais do que opiniões, sempre que puder validar com “venda” do serviço, mesmo que apenas uma intenção é melhor do que perguntar “você gostaria disso”?
c) Esse é um processo que vai afetar a sua oferta de alguma maneira, fique atento às oportunidades

Criei um caso geral aqui para ajudar, mas adoraria que você me contasse a sua ideia com mais detalhes para podermos discutir ela especificamente!

Abraços e boa sorte na sua jornada!

Preciso encontrar uma forma de tornar meu produto viável ou interessante para meu publico alvo, na realidade gostaria de fazer contato com algum consultor para saber se já existe algum negocio como o que quero propor, depois montar uma estrategia para fazer contato com os possíveis clientes

@oi4724, tudo bem?

É difícil fazer com que um produto passe a ser interessante para o público, quando ele não é.

O que você precisa fazer é validar se o produto é interessante e, para tal, acredito que as dicas do @leandro são ótimas!

Abraços