Como sair do emprego para empreender?

ideias-de-negócio

Sou advogado, na área cível, morando em pequena cidade e sinto me desmotivado com o pouco rendimento financeiro. Como começar meu próprio negócio?

Como construir um negócio na minha casa?

Oi @marco5625, tudo bom?

Acredito que existem alguns passos que são essenciais para qualquer pessoa que esteja pensando em abrir um negócio próprio. De maneira geral, acho que o primeiro passo é fazer uma lista com ideias e possibilidades do que você pode fazer.

Não se prenda a uma atividade só porque você já está fazendo ela tem muito tempo ou porque é a sua formação. Estamos em um momento inicial de exploração. Por isso:

• 1 - Comece a sua lista colocando todas as coisas que você gosta / ama fazer - podem estar ligadas aos seus hobbies, atividades que você faz nas horas vagas e tudo que te dá prazer.

• 2 - Continue a lista com o que você sabe fazer muito bem - podem estar ligadas à sua profissão atual, formação ou qualquer atividade que você tenha aptidão ou já tenha tido experiências no passado. Também é possível incluir atividades que você possa desenvolver rapidamente.

Se tudo der certo, você vai ter alguns pontos que você gosta de fazer e que sabe fazer bem. Se não, aconselho que você gasta mais tempo nos tópicos 1 e 2. Agora, só saber fazer e gostar de fazer não ajuda muito se ninguém quiser pagar por isso. O que nos leva ao próximo tópico:

• 3 - O que você pode fazer que tem pessoas dispostas a pagar? Aqui eu aconselho que você pense em atividades que melhore algum tipo de problema ou que resolva uma demanda mal atendida no mercado.

Nesse momento, se você tem uma ou mais ideias que gostaria de fazer, sabe fazer e acredita que tem gente disposta a te pagar por isso, vale a pena transformar ela em um produto, serviço ou negócio. Para isso, basta testar cada uma delas, uma de cada vez, de maneira pequena e ágil. Dessa maneira, você gastará pouco tempo e dinheiro caso ela não dê certo conforme você imaginou em um primeiro momento.

Para transformar essa ideia em produto existem duas coisas que eu acho bem importantes e que vai te ajudar a clarear as ideias:

1 - Desenhar o modelo de negócios da ideia
2 - Testar o mínimo produto viável da ideia (MVP)

Eu já falei mais sobre esses dois tópicos aqui:

Espero ter ajudado e se tiver qualquer outra dúvida é só me falar por aqui.

Sucesso na sua jornada!