Como prospectar clientes para uma agência de marketing especializada em moda e estilo de vida?

agência
moda
vendas
prospecção

Hey, pessoal. Tudo bem? Gostaria de compartilhar e receber algumas ideias sobre qual a melhor forma de prospectar clientes.

Eu sou sócia numa agência de marketing e propaganda, nosso foco são as áreas de moda, arte e estilo de vida.
Eu e minha sócia temos formação em publicidade e em moda e devido a essa forte paixão pelas áreas, decidimos empreender e arriscar num nicho tão específico.

Nós tentamos prospectar clientes através do envio de e-mails, geralmente, fazemos uma análise prévia dos perfis das empresas/marcas/lojas nas mídias sociais e nos oferecemos para melhorar as estratégias de marketing e criação (um primeiro serviço para então oferecer os demais serviços).

No Instagram, quando alguém começa a nos seguir, enviamos uma mensagem padrão agradecendo por nos acompanhar e apresentando rapidamente nossa empresa.

Até o momento (40 dias desde que abrimos), o Instagram é o que tem dado maior retorno de leads.

Como vocês costumam prospectar novos clientes?
Acreditamos em nosso trabalho e oferecemos o diferencial de branded content no interior de São Paulo, mas tem sido difícil fomentar nossa carteira.

Obrigada.

Como criar uma empresa de marketing digital

Fala Flora, tudo bem?

Então, esse seu desafio tem vários caminhos a serem seguidos, sem ter uma resposta certa, mas eu trouxe algumas coisas que você pode tentar. Dividi em Inbound e Outbound pra ficar mais fácil de você entender:

• Inbound: Como você mesma falou, o Instagram, até agora, é o que trouxe mais resultados para você, então continuar investindo em fazer conteúdo para essa mídia pode trazer ainda mais clientes. As Hashtags tem uma importância absurda no Instagram e usar elas é essencial para alcançar mais gente. Além disso, se a estratégia para mídias visuais é o que dá mais certo, vale a pena tentar para outras, como o Pinterest, por exemplo.

Ter um Blog é um clássico e também pode te ajudar, mas no teu caso, por ser um nicho bem específico, fugiria bastante de fazer artigos genéricos (ou pagar pra alguém fazer), e focaria em fazer posts mais longos e com mais qualidade (mesmo que você não poste todo dia, só uma vez por semana, tá ótimo). De repente vale trocar uma ideia com clientes seus, ver algumas dores deles e transformar isso em posts bacanas! :slight_smile:

• Outbound: O Facebook e o Adwords, hoje em dia, permitem que você faça anúncios mega segmentados, inclusive por região. Se você já tem uma lista de emails é mais fácil ainda, dá pra subir nas duas ferramentas e elas buscam pessoas com o mesmo perfil. Então o anúncio ultra-segmentando por região + lista de emails, vai ter um custo muito baixo e vai chegar nas pessoas certas. Esse é um método mais feijão com arroz para conseguir os primeiros clientes ou pelo menos entender melhor o perfil dos seus leads, o que funciona na comunicação com eles e o que não funciona. Mas se lembra que nunca é bom ficar dependente de compra de mídia.

Além de pagar por mídia você também pode entrar no Linkedin, buscar por possíveis empresas que você queira atender na sua região e mandar mensagem pro dono ou a pessoa que cuida do marketing do negócio. Uma “estratégia de vendas” que você pode utilizar é apontar melhorias na estratégia de marketing atual que essas empresas usam (pelo visto é o que você faz atualmente, certo?), ou seja, se o possível cliente faz anúncios em Adwords, tira print e mostra o que ele pode melhorar, o que está errado e como você pode gerar mais valor pra ele. Isso tudo prospectando a galera pelo Linkedin.

Pra concluir: Uma coisa importante é vocês testarem várias estratégias, de forma reduzida e controlada, e ir verificando o que vai trazendo resultado. Ou seja, testem até o que falei ali mas, se ver que não funciona, pulem fora. No que trouxer resultado, você corre para tentar escalar e fazer mais.

Se você já tentou algumas das coisas que falei aqui, compartilha um resumo dos teus resultados, para que eu e a galera possamos te orientar melhor.

Boa sorte na sua jornada!

Fala, Diego! Tudo sim, obrigada. E com você?

Muito obrigada pelos conselhos bem pontuais.

Destas, o que temos tentado por aqui é a ideia de enviar melhorias na estratégia de marketing das empresas, no entanto, sei que podemos melhorar a entrega gratuita e o faremos!
Usaremos todas as estratégias que mencionou, em tempos diferentes, e voltarei para dar um feedback do que converte melhor em ROI, Diogo.

Obrigada pela atenção em responder.
Sucesso!

@Flora, a comunidade é pra isso mesmo, nos fortalecermos e nos ajudarmos!
Vai testando as estratégias e mostrando os resultados que eu e a galera vamos estar aqui esperando pra ouvir suas histórias, torcendo pra que seja tudo um sucesso! :slight_smile:

E no que precisar daqui pra frente, em outros desafios, estamos aí! :smiley:

Olá @Flora,

Complementando as dicas do @diogo sobre Inbound Marketing.
Recomendo você criar um site com seus serviços bem especificados, na linguagem do cliente.
E trabalhar automação de marketing para segmentar os clientes dentro de um funil de vendas.

Fiz um artigo completo sobre Inbound Marketing que você pode conferir em https://maikon.biz/inbound-marketing-digital

Você encontra nele:

• Todas as Etapas do Funil
  • Dicas de Livros
  • Cursos Online
  • Vídeos
  • Ferramentas para usar e muito mais.

Abraços