Como iniciar uma consultoria?

financeiro
consultoria

Olá e bom dia,

tenho interesse de começar minha carreira de consultor empresarial ênfase em gestão financeira , pretendo iniciar sozinho por hora devido aos custos e a inexperiência profissional. Sou formado em ciências contábeis 2015 e inicio mês que vem fevereiro 2017 uma especialização em gestão financeira e Contábil. Minha dificuldade e iniciar sem ter experiência nenhuma na área, atualmente sou Ass Contábil em uma ind de embalagens plásticas.

Desde já agradeço a att.

Quais os primeiros passos para Iniciar uma Consultoria?
Como aprender a fazer consultoria?
Quais os primeiros passos para Iniciar uma Consultoria?
Tenho interesse em atuar com consultoria em RH
Consultoria empresarial
[Novo] Consultoria empresarial na área de desenvolvimento e execuçã
Criar uma empresa de comunicação visual do zero

Eu também comecei a minha jornada empreendedora como consultor empresarial. Trata-se de uma das formas mais baratas e simples de começar um negócio. Mas, como dito, é importante ter experiência profissional para lidar com diferentes clientes e conseguir cobrar um valor razoável.

No meu caso, apesar de ter alguma experiência profissional anterior, eu solucionei essa situação fazendo os primeiros trabalhos de graça. Eu fazia um diagnóstico inicial gratuito que era feito em dois dias de trabalho imerso na empresa do cliente, conversando com sócios e funcionários. Ao final, eu apresentava um relatório que incluía o diagnóstico completo e um plano de ação de melhorias.

O cliente, se quisesse, poderia implementar as ações sugeridas sozinho. Mas eu também oferecia um serviço adicional pago de implantação. Em 100% dos casos, os clientes curtiam o relatório e acabavam fechando o trabalho de implementação. Comecei cobrando barato o serviço de implementação e em cerca de 2 anos eu já conseguia cobrar pelo diagnóstico, que antes era gratuito, e cobrar cerca de 5 vezes mais pelo serviço de implementação das melhorias.

Acho que essa pode ser uma boa solução para você também. Boa sorte!

Bom dia Daniel

Muito obrigado pela dica pois sera de muita utilidade, uma duvida você havia feito algum curso ou especialização, em consultoria empresarial ? ou só usou a experiência mesmo ?

Oi James, só usei experiência mesmo. Mas qualquer tipo de estudo ou especialização adicional é sempre bem vinda.

Bom dia James,

Também estou em uma situação idêntica a sua, e gostaria de trocar conhecimento, acho que poderíamos seguir o conselho do @daniel e darmos início a uma parceria. Espero seu contato.

Rogerionasc10@gmail.com
(61) 9 9358-4812

Sou Administradora e gostaria de me tornar uma consultora Administrativa

@annanda9730, coloquei seu tópico dentro desse.

Acredito que o conteúdo que está aqui pode te ajudar e, continuamos a discussão desse ponto. Ok? :slight_smile:

Estou abrindo uma consultoria de gestão de empresas, preciso de algumas ferramentas para aplicar meus conhecimentos e assim resolver os problemas dos meus clientes.

@ridon, juntei o seu tópico nesse daqui.

Sobre ferramentas para prestar consultoria, você já conhece a LUZ?

Boa sorte na sua jornada!

Olá, também quero iniciar meu negócio em consultoria Administrativa. Tenho uma vasta experiência no setor envolvendo todos os demais segmentos agregados (RH, Contabilidade, Finanças) e gostaria de saber por onde começar. Onde procurar clientes, como devo exercer o contato inicial e como realizar o processo de diagnóstico da empresa. É possível?

Quero abrir um negócio de consultoria empresarial com 2 amigos. Preciso de ajuda!

@Erica0725 a melhor forma de começar é usando a sua própria rede de contatos. Eu, por exemplo, comecei oferecendo um serviço gratuitamente para a empresa do marido de uma amiga de faculdade. Depois ele passou a pagar e me indicou a outros amigos empresários. Usar de alguma estratégia com oferta gratuita inicial é sempre uma boa maneira de baixar as barreiras de entrada e permitir que você crie um portfolio de clientes.

Outra forma de achar clientes é indo atrás de parceiros que trabalham no mesmo segmento. Existem, por exemplo, vários contadores que devem ter pedidos de consultoria de seus clientes, mas não atuam nesse segmento.

Sobre o diagnóstico, seria legal você buscar uma ferramenta ou metodologia pronta. Aqui vai um exemplo que pode te ajudar: https://luz.vc/planilhas-empresariais/planilha-de-diagnostico-empresarial

Olá Daniel! Em que área você atuava? Tem algum modelo de diagnóstico? Estou entrando este negócio e tenho parceiros em áreas de RH, Finanças, Marketing e Vendas. A ideia é fazer um diagnóstico geral e, junto com o cliente, definir as prioridades e horas/consultoria.

Existe algum curso online para consultoria empresarial? Quais as principais entregas ao clientes? Pois muita vezes o cliente tem uma impressão que não está recebendo nada.

Oi @ricardo1299, eu comecei atuando na área de planejamento estratégico e acabei migrando para uma oferta mais ampla de gestão de negócios. Eu ajudava em todas as áreas de gestão e usava esse produto aqui para fazer o diagnóstico: https://luz.vc/planilhas-empresariais/planilha-de-diagnostico-empresarial

Como aprender a fazer consultoria?

@allanximenes5371 eu não conheço nenhum curso online para ser sincero. As entregas são sempre os relatórios parciais durante o projeto e o final no encerramento do mesmo. O problema é que os relatórios dificilmente são implantados, por isso sugiro que você ofereça sempre um conjunto de análise, sugestão de soluções e implementação das soluções para aumentar o impacto e a satisfação do cliente.

Quero aprender a desenvolver tarefas na área de consultoria, como formalização, tradução de documentos, agendamento de reuniões e outras. Por isso estou aui. Para pedir lhes ajuda. Estou concluindo meu curso de Administração e quero saber fazer consultoria. Eu ainda não tenho nenhum conhecimento na área. Quero aprender.

Obrigado Daniel! Achei o modelo bem interessante!

Gerenciamento e Desenvolvimento na segurança privada e patrimonio

Boa noite,

@james, antes de entrar na vida de consultoria empresarial, sempre busquei vivencia na área, na época nunca tive a oportunidade de por em prática pois trabalhavam em uma escola de ensino de idiomas, resolvi botar o pé na parede e fui pedir uma vaga de estagio em uma empresa de consultoria em minha cidade, lá, mesmo recebendo pouco, tive a oportunidade de por em prática tudo…procurei me cercar dos mais diversos cursos, que de certo modo ainda é bem útil, desde que os mesmos sejam na na área de atuação do cliente, para vc ter ideia, sou administrador e já tive um cliente fazendeiro, tive que fazer cursos na área…saldo…sai de lá até com curso de inseminação artificial … o que quero deixar para vc é que o inicio é chato…mas se vc buscar capacitação e como bem dito por todos, utilize seus contatos…vc vai longe, vc já tem experiencia na área de contabilidade, como é de ciência sua…o regime tributário da empresa vc já domina…então procure empresas com o mesmo regime e veja medidas de redução …leis, decretos e tal…(essa parte vc já sabe)…

Procure capacitação, procure ver em seu ciclo de amigos que tem ou conhece alguém que possui alguma empresa…faça como o colega …caso queira alguma ajuda sobre problemas e como resolver junto aos mais diversos segmentos de clientes…me envia um e-mail e conversaremos melhor ..marcosjosead@gmail.com

Marcos J Teixeira

Pessoal, eu sou administrador e também estou buscando entrar no ramo de consultoria com enfoque em gestão e estratégia. Lendo os comentários de vocês tive muitos insights, porém ainda não tenho muita experiência e sou recém formado, o que causa uma certa insegurança na hora de me aventurar sem antes ter feito um curso específico de consultoria. Gostaria de saber se vocês têm dicas/conselhos pra quem está começando. Daniel, você poderia descrever como é o seu dia a dia como consultor?. Quais são as principais dúvidas e perguntas dos clientes que te procuram? Quais são as etapas de uma consultoria? Você faz o diagnóstico e depois o plano de ação, certo? e depois disso? o que mais pode ser incluso no pacote de serviços? Como é elaborado o contrato de prestação de serviço? quanto cobrar? O que você considera essencial o consultor saber para entrar nessa área?

Desde já, muito obrigado pela contribuição.