Como definir o nome do meu negócio?

marca
naming

Como definir o nome do meu negócio?

@nataly6116, escolher um nome pode ser bem complicado mesmo, afinal todo nome carrega um significado e conta uma história. Acho que não existe uma fórmula mágica mas, algumas coisas que eu, particularmente, consideraria na hora de escolher um nome:

• Qual história que eu quero contar com meu nome? Essa história tem a ver com meu mercado? Quais os valores de marca que eu quero passar através dele?
  • É memorável? As pessoas vão imediatamente reconhecer meu negócio quando eu falar o nome dele? E, mais do que isso, vão entender, mesmo que superficialmente, do que o negócio se trata e dos valores que ele transmite?
  • Ele pode causar algum tipo de confusão na hora de pronunciar ou pode causar outras dúvidas na cabeça dos clientes com seu significado, ou vai direto ao ponto?

Um bom exercício para chegar no nome é levantar as principais informações que você tem da sua marca e do seu produto:

• Qual o seu negócio?
  • Quais são os atributos da sua marca?
  • Qual é o seu posicionamento?
  • Quais os diferenciais que você oferece?
  • Qual o conceito que você quer passar com a sua marca?

Ao responder essas perguntas você já terá uma bela nuvem de palavras para brincar. Continue fazendo um brainstorm em cima delas até chegar em boas alternativas de nome. :slight_smile:

Por último, como não poderia deixar de ser, não esquece de verificar se não tem nenhuma outra empresa usando-o e se você pode protegê-lo legalmente.

Como eu disse, não tem fórmula mágica, mas espero ter ajudado.
Boa sorte na sua jornada!

Olá @nataly6116 tudo bem com você?
Creio, salvo melhor juízo que o nome da empresa deva estar diretamente associado ao que ela faz e para quem faz. Na velocidade que o tempo está, quanto mais planejado o nome, marca e forma de comunicar será proporcional ao posicionamento de sua empresa no mercado. Sugiro um exercício bem simples:
Escreva ou coloque o produto na sua frente e “converse” com ele. Procure “sentir” o que ele representa e expressa. Daí, caso seja você mesma que decidirá pela escolha, anote a sugestão por você percebida, faça uma pesquisa mesmo que por amostra e observe o que e como as pessoas entenderão o que o nome da empresa transmite. Daí, faça as adaptações necessárias e feche o assunto. OBS: para criar a logomarca, sugiro que busque um profissional no mercado. Para criar uma marca, é preciso ter muito conhecimento sobre o assunto. Não basta “desenhar algo bonito”.
Ajudei? Abraços,
Julio Glaser

Olá, @nataly6116, tudo bem?

Bem interessante esse exercício proposto pelo @julioglaser1674.

Uma forma de organizar os resultados desse exercício é via mapa mental:

Pegue um papel e coloque produto no centro. No primeiro nível coloque os cinco sentimentos que o seu negócio deseja expressar ou os cinco pilares dele.

A partir daí, vá desmembrando cada braço em novos sentimentos e palavras relacionadas. Quando tiver exaurido esse exercício, “brinque” com as palavras!

Depois quero saber esse nome :slight_smile:

Boa sorte na sua jornada