Como conseguir clientes para depilação?

depilação
clientes
vendas

Montei um espaço para depilação. Fiz folhetos, distribuí em várias ruas, mas até agora não consegui uma cliente. O que preciso fazer para conseguir meus primeiros clientes?

Fala @fatima, tudo bem?

O seu espaço é novo e, por isso, o que te falta nesse momento são os clientes fiéis e advogados da marca, ou seja, pessoas que já conhecem a sua loja e vão falar dela para amigos e conhecidos.

O grande investimento de marketing que eu faria agora seria colocar potenciais clientes em contato com o seu serviço, ou seja, algo que vá fazer com que eles diminuam a resistência em experimentar o seu espaço.

Medidas como “Primeira depilação grátis”, ou com desconto agressivo, ou faça a depilação e ganhe outro serviço, acredito que fariam bastante sentido nesse momento. Pode parecer que você está perdendo dinheiro com essa medida, mas você tem três coisas a ganhar com ela:

1. Depilação é uma necessidade recorrente - mesmo que a primeira depilação seja “deficitária” para você, o objetivo é ganhar dinheiro ao longo da vida-útil do cliente.

2. Aprender sobre o seu público - aproveite esses primeiros usuários para entender se a sua estratégia está redonda. Sem sem invasiva, tente conversar o máximo possível com eles e extrair se tudo está fazendo sentido: qualidade, preço, atendimento, etc.

3. Início de um processo de divulgação boca-a-boca - se os seus primeiros usuários se sentirem bem atendidos, eles vão chamar amigos para conhecer. Uma indicação de alguém de confiança fala mais que um folheto.

Então, em resumo, minha dica é essa… a maioria das pessoas já possui um espaço de depilação que elas frequentam. Existe um custo de mudança (incerteza, desconfiança) para ir no seu espaço. Pense em iniciativas que farão elas dar uma chance de experimentar o seu salão.

As colocações do Filippo são muito pertinentes. Eu adicionaria mais alguns questionamentos como:

- Sua loja está apresentável o suficiente para transmitir profissionalismo?
Boa apresentação da loja e funcionários sorridentes são importantes para transmitir confiança.

- Como está a concorrência ao redor da sua loja?
Se há concorrentes em pontos muito próximos ao seu, isso pode ser um problema. Afinal, esse segmento envolve fidelização e tirar clientes de uma loja já existente para a sua pode ser um trabalho difícil (mas não impossível). Para isso, você precisará buscar diferenciações de serviços, preços, qualidade, etc. Algo que faça o seu negócio ser mais atrativo que a sua concorrência.

- Você conhece o comportamento do público?
Recomendo fortemente que converse com mais mulheres (mesmo que sejam da sua família) e procurem entender como elas escolhem suas depiladoras, o que realmente importa nesse tipo de negócio, o que faria elas nem frequentarem alguma loja de depilação e quais as experiências positivas e negativas que elas já tiveram com serviços de depilação. Muitos aprendizados serão extraídos dessas conversas. Eu mesmo perguntei aqui pra minha esposa algumas coisas sobre isso e me chamou a atenção ela falar que a “vergonha” seja um impedimento para tentar uma nova loja de depilação. Ou seja, é um trabalho para ganhar a confiança dos clientes e quebrar um pouco essa falta de confiança.