Abri uma empresa de buffet para casamento, e muitos clientes pedem orçamento por telefone e não fecham contrato

Bom dia,meu e Geraldo,trabalhei muito tempo em são paulo é no rio de janeiro,como garçom de buffet,de hotel,de restaurante,fui instrutos de cursos de qualificação profissional em Cuiabá,é agora montei o Geovanna buffet,na minha propria casa,com escritório separado,é não sei o que está acontecendo muita gente,pede orçamento por telefone é naõ fecha contrato,e não sei o que fazer pra resolver isso,será que o problema?
quel atende o cliente sou,
meu escritório não tem luxo ,e simples,e como eu.
o que faço?

Olá Geraldo, bom dia!
Uma coisa muito importante que você precisa conhecer é o conceito de VALOR, que é diferente de preço. Vou tentar explicar objetivamente: se eu contata-lo e perguntar quanto custa um buffet completo para 50 pessoas e você responder-me diretamente que custará X reais, você está falando apenas de preço. Agora se você me fizer uma série de perguntas exploratórias ou seja, perguntas que lhe vão ajudar a entender quem são os participantes e a partir dessas informações voce aprensentar suas propostas enaltencendo o que a sua empresa têm de diferente, aí você estará agregando VALOR aos seus serviços e isso pode fazer toda a diferença. Vou tentar criar aqui um diálogo como exemplo:

O telefone toca

• Olá! Geovana Buffet bom dia, sou o Geraldo como podemos ajuda-lo?
  • Geraldo, eu vou me casar no mês que vem e estou pesquisando serviços de buffet e gostaria de saber preços e demais condições
  • Com quem eu tenho o prazer de falar?
    -Renato
  • Renato, para a gente formatar uma proposta à sua medida precisamos de algumas informações adicionais. Primeiro, o bufrfet será para quantais pessoas?
  • 50
  • Quantas crianças mais ou menos?
  • 10
  • Fale-me um pouco desse grande evento e do que vocês pretendem, seus gostos etc
  • Olha Geraldo, a cermonia vai se dar na Igreja tal, começa as X horas depois vamos para o salão de festas ali pelas X hora já os convidados começarão a chegar. Nós pretendiamos qeu tivesse uma entrada, tres pratos quentes, sobremesas, café, chá e bebidas variadas. Ah sim! Muito importante. Quatro convidados são vegetarianos.
  • Ótimo Renato, nos vamos propor um menu que vocês vão adorar: Mas antes deixa eu falar um pouco da Geovana Buffet. Eu possuo uma larga experiência em eventos de todos os tamanhos e natureza. Eu cooordeno pessoalmente tudo. Da preparação, ao enceramento eu e a minha equipe cuidamos de cada minimo detalhe para os seus convidados saiam encantados da sua festa. Nossos pratos são preparados com ingredientes frescos e de primeira qualidade. Temos um cuidado extremo tanto na preparação quanto na apresentação. Afinal os olhos são os primeiros a comer, não? Com relação as crianças nos preparamos umas surpresas que elas adoram fazemos isso, aquilo, e aquilo. Com relação aos vegetarianos esteja descansado. A nossa cozinheira têm bastante experiência na preparação de pratos saborosos. Estamos certos que os seus convidados até nos vão pedir a receita. Ah sim!. Se pedirem não há problema, nos damos a receita. Renato, qual é o seu orçamento para o buffet, você ja tem uma ideia?
  • Olha Geraldo, ainda não (se for essa a resposta você terá de formular uma proposta com tres alternativas: uma mais em conta, uma intemrediaria e outra de maior valor). Se por outro lado o cliente disser qual é o valor fica mais fácil.
  • Ok Renato. Façamos assim, deixe-me o seu email e seus contatos (fixo e celular) que nos vamos formalizar uma proposta detalhada que temos certeza lhe deixará satisfeito.

Uma vez enviada a proposta é necessário fazer o acompanhamento. A primeira delas é, assim que enviar a proposta, ligar para o cliente para confirmar que ele recebeu e também perguntar-lhe o que ele achou ou seja, tentar sentir a reação do cliente e, principalmente, saber quando ele pretende tomar a decisão. Até lá voce pode enviar-lhe emails sobre o trabalho do Buffet Geovana, por exemplo uma foto de um buffet composto, de uma sobremesa bonita e apetitosa, e dicas sobre coisas ralcionados com o evento.

O atendimento esmerado, o acompnhamento e realacionamento, na proposta aquele “algo a mais” que o cliente não estava a espera, tudo isso contribui para a criação de VALOR.

Finalizando

Mesmo fazendo tudo isso você perderá algumas propostas. Convém sempre perguntar ao interessado o porque de não ter decidido pela Geovana. Como em qualquer outro negócio, você tera de prestar atenção em cada um dos contatos, cada uma das propostas e em cada um dos seus concorrentes para entender e descobrir o que fez o cliente optar pela Geovana - isso é importante - e principalmente o por que de o cliente ter preferido a concorrência. Dessa forma, ao longo do tempo, você desenvolverá a intelegiencia do seu negócio, perceberá o que é VALOR e aprenderá como desenvolvê-lo.

Paciência, Perseverança, Atenção Aos Mínimos Detalhes e Confiança são as palavras-chave

É isso! Espero tê-lo ajudado.

Se quiser falar comigo ofereço-lhe uma hora gratuita de consultoria em Marketing. Pode contatar-me pelo skype: batisteli

Sucesso!

Bom dia Renato,te agradeço de coração suas dicas,vou entrar no Skype sim, porque preciso muito da sua ajuda,porque tenho conhecimento de serviços de buffet,mas não sei vender,e como estou com 62 anos é meu escritório e ao lado da minha casa então preciso continuar nesse ramo,não tem como eu continuar trabalhando de empregado.

att: Geraldo de OLiveira

Olá Geraldo,
Como evolui o seu negócio?